sábado, 27 de março de 2010

Ben Harper - In your eyes

O americano Ben Harper fez do hit anos 80 de Peter Gabriel, "In your eyes", uma das mais belas canções tocadas num violão. Me agrada bastante essa versão. Deixo aqui a original e a de Ben Harper.





quinta-feira, 18 de março de 2010

Oasis - Morning Glory

Os irmãos Gallagher são famosos no mundo do Rock'n'Roll. O que ninguém sabe ao certo se o são mais por suas músicas ou por suas brigas. Oasis foi uma das primeiras bandas de Rock que comecei a gostar, ali por volta do ano 2000. Já fui viciado e fanático pela banda inglesa de Manchester que explodiu com o excelente álbum "(Whats the story?)Morning Glory". A adolescência se foi e eu deixei o fanatismo de lado, passei a apreciar outras coisas, mas nunca deixei de curtir o timbre da guitarra de Noel e a voz "fanha" de Liam. Morning Glory, a faixa 10 do citado álbum, sequer está entre as mais famosas da banda, mas me causa uma sensação muito boa ouvi-la, e de certeza que está entre as minhas preferidas do Oasis. É a música que toca no despertador do meu celular todas as manhãs, justamente porque a letra fala de um despertar, de um novo dia, de uma manhã gloriosa.Segue aí trecho da letra (composta por Noel), como também o clipe. 


"All your dreams are made
When you're chained to (your) mirror with (your) razor blade
Today's the day that all the world will see
Another sunny afternoon
(I'm) walking to the sound of your favorite tune
Tomorrow never knows what it doesn't know too soon

Need a little time to wake up
Need a little time to wake up wake up
Need a little time to wake up
Need a little time to rest your mind
You know you should so I guess you might as well"

segunda-feira, 15 de março de 2010

Daft Punk - Aerodynamic

Não sou muito fã de música eletrônica, tampouco conheço muita coisa de Daft Punk. A primeira vez que ouvi essa música foi numa cena de Albergue espanhol, um dos meus filmes favoritos. Não achei a cena cuja música é trilha sonora, mas deixo aqui o trailler do filme.


sexta-feira, 12 de março de 2010

Easy Stars All Stars - Exit music

 O álbum "Radiodread" foi feito pela banda de Reggae/Dub jamaicana Easy Stars All Stars, que fez versões para as canções do "Ok Computer", dos Radiohead. A releitura da faixa "Exit Music" apresentada faz viajar por uma mistura excepcional de sons! Vale a pena!!

quarta-feira, 10 de março de 2010

Everything is in Right PLace (?)

A faixa de abertura do excelente Kid A, dos Radiohead, revela um Radiohead completamente diferente daquele de Ok Computer (na minha opinião, sua obra-prima). A música se inicia com um piano eletrönico e a seguir entra Thom Yorke com sua voz distorcida por efeitos eletrônicos. Além disso, a música apresente somente uma bateria (também eletrônica), sem guitarras e sem baixo.
Essa música me lembra inevitavelmente a primeira cena de Vanilla Sky (meu filme preferido), em que o personagem de Tom Cruise vaga pelas ruas desertas de New York. Deixo aqui a cena a qual me refiro e também a música completa. 

Do the evolution

A guitarra contagiante de Stone Gossard quebra o silêncio, acompanhada por um sonoro "Woo" da inconfundível e inigualável voz de Eddie Vedder. Eis o começo da 7a faixa do Álbum Yeld, do Pearl Jam. "Do the evolution" conta não apenas com a voz de Vedder e a guitarra de Gossard, mas também com uma brilhante letra, uma  auto crítica à ganância e hipocrisia da espécie humana. O clipe é dos melhores que conheço! Enjoy it! 

terça-feira, 9 de março de 2010

Da criação

Não sei tocar nenhum instrumento musical. Tentei poucas vezes aprender a tocar violão, mas nunca consegui aprender nem as músicas do Legião Urbana. Isso de certa forma me deixa frustrado, mas nunca me tirou o prazer de ouvir música: no carro, no ônibus, na rua, em casa, no trabalho, na cama... a música sempre me acompanhou. A idéia surgiu com inspiração no blog do meu amigo João Nunes(www.mybraindance.blogspot.com), que entende de música como poucas pessoas que conheço. É uma forma também de mostrar as músicas que gosto, e de aprender um pouco mais sobre elas.

Para estréia, vai aí a música que inspirou o título do blog: Pigs on the wing, do álbum Animals do Pink Floyd. Não é, de longe, a melhor faixa do álbum, mas apresenta sua beleza. A música é dividida em duas partes, ambas com uma melodia simples e agradável. A letra, composta por aquele que mais o sabe fazer no mundo(George Roger Waters), tem um tom político e contundente.